F.A.Q

Perguntas Frequentes

Edital De Submissão De Trabalhos Científicos e Relatos De Experiências


1. Todos autores precisam se inscrever no congresso?
1.1. Não. A apresentação dos trabalhos selecionados será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição ao menos por um dos autores, até o dia 08 de abril de 2020. Portanto, é necessária inscrição de pelo menos um dos autores.

1.2. Lembrando que é obrigatória a presença de um dos autores do trabalho na sessão de no dia da apresentação (a ser divulgado em comunicado de aceite), para apresentação do trabalho, esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral e posterior emissão do certificado de apresentação.

 

2. O resumo deve informar as referências bibliográficas em seu texto?
2.1. O edital informa que o resumo deverá conter um máximo de cinco referências bibliográficas, mas não um mínimo. Portanto, as referências bibliográficas não são obrigatórias, ficando a critério dos autores sua inclusão ou não.
2.2. Se incluídas, as referências poderão constar no espaço reservado para o resumo, ao final deste, sem prejuízo da avaliação em relação ao item 8 do termo de responsabilidade. Preferencialmente em norma ABNT.

 

3. Posso submeter uma revisão de literatura como trabalho científico?
3.1. Sim, na modalidade “Trabalho científico”, desde que observados os tópicos, considerados obrigatórios: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões/Reflexões.
3.2. Para estes casos, os autores deverão anexar, no campo correspondente ao parecer do CEP, documento declarando que o trabalho dispensa aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

4. A norma 16 do termo de responsabilidade diz que o relato de experiência deve conter os seguintes tópicos: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Resultados; 5. Conclusões. Entretanto, o edital fala que o tópico 4 não é “resultados”, e sim “reflexão sobre a experiência”. Posso considerar o edital e colocar “reflexão sobre a experiência” como tópico?
4.1. Sim, obedecendo ao edital, o item 4 refere-se à “reflexão sobre a experiência”, e deve ser assim considerado.

 

5. Na plataforma de submissão online, a página “Envie seu trabalho” consta com o espaço “Carta/Termo”. Neste espaço, devo anexar o texto do resumo?
5.1. Não. O espaço “Carta/Termo” refere-se à Declaração de Anuência da Instituição (referente aos trabalhos de relato de experiência) e ao parecer de aprovação do CEP (referente aos trabalhos científicos).

 

6. E outra pergunta sobre a plataforma: depois de clicar no botão “enviar”, surge alguma outra página para preenchimento de algum espaço? (não é possível testar, por isso esta pergunta)
6.1. Após o trabalho ser enviado com sucesso, o congressista será direcionado para a seção Trabalhos Enviados, na qual serão exibidos todos os trabalhos enviados pelo congressista. Os Autores secundários também poderão, em seus perfis de acesso, consultar os trabalhos. Porém somente o usuário que submeteu o trabalho possuirá permissão para alterar o conteúdo e posteriormente enviar o arquivo final (Pôster Ou Apresentação Oral).

 

7. Apenas uma pessoa pode apresentar o trabalho? Ou mais pessoas podem apresentar e ganhar certificado de apresentação?
7.1. O edital indica a obrigatoriedade de pelo menos um dos autores deverá estar presente para não desqualificar a premiação (Item 5.3). afirma ainda o edital que “serão fornecidos certificados na qualidade de apresentação do pôster ou apresentação oral, para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação”. Assim, não indica um número máximo de autores para a apresentação. Todos os autores dos trabalhos selecionados serão certificados desde que pelo menos um dos autores esteja presente na apresentação.

 

8. Caso o trabalho seja aprovado, existem normas para o envio do trabalho final?
8.1. Sim, conforme indicam os itens 2.20 e 2.21 do edital, que indica as normas para a confecção dos pôsteres.